sábado, 29 de maio de 2010

Google divulga 1000 sites mais visitados


Lista do Google traz Facebook em primeiro, seguido do Yahoo e Live.com

SÃO PAULO - O Google divulgou hoje uma lista com os 1.000 sites mais visitados da web. Chamado de Ad Planner Top 1000 Sites, o relatório leva em considerações apenas visitantes únicos que usaram o serviço de buscas para chegar ao seu destino.

Como de costume, o Facebook está no topo da lista. Com 540 mil visitas únicas - um alcance global de 35% - , o Facebook atingiu, em abril, 570 bilhões de Na sequência, aparecem Yahoo, com 490 milhões visitas únicas, seguido do Live.com, com 370 milhões de acessos, da Wikipedia, com 310 milhões, e do portal MSN, com 280 milhões.

A relação completa pode ser acessada aqui.

Entre as redes sociais, o Twitter aparece na 18º colocação, seguido do MySpace, na 26,º e do Flickr, na 31º posição.

O primeiro site brasileiro a aparecer na lista é o UOL, na 95º colocação, com 23 milhões de acessos únicos, 4 bilhões de pageviews e um alcance global de 1,5%.

Publicada mensalmente, o relatório aponta o número de visitantes únicos, número de páginas vistas, e chegar a cada um dos sites incluídos. É uma ótima maneira de referência rápida dos sites mais populares na web.

A lista não leva em consideração sites adultos, redes de anúncios, domínios que não têm conteúdo publicamente visível ou que não carregam corretamente, e alguns sites do Google.

sábado, 24 de abril de 2010

Chrome entra em guerra contra o HTTP



O navegador Chrome está querendo remover o clássico “http://” da sua barra de endereços. A gritaria foi grande e o Google voltou atrás. Por enquanto.

Tudo bem que a sigla – que indica protocolo de transferência de hipertexto (hypertext transfer protocol, em inglês) – se repete no endereço da maioria dos sites. E é natural. Ela funciona como indicativo do sistema de comunicação que permite que a web exista. Por outro lado, pouca gente sabe o que a abreviatura significa ou dá importância para essas quatro letras. Como o Google é o “guardião da simplicidade”, resolveu facilitar a vida do pessoal e eliminar o http:// do mapa na versão 5.0.371.0 do Chrome, usada apenas por desenvolvedores.

Os engenheiros de Mountain View se esqueceram de uma coisa importante. Embora hoje não seja mais necessário digitar a sigla antes de cada endereço na barra do navegador, ela ainda é necessária na web. Ninguém vai conseguir compartilhar um link, por exemplo, se não incluir o http://. E se as pessoas não souberem mais que ele existe, vão acabar deletando as letras ou se confundindo. E como ficariam outros protocolos, como o https:// e o ftp://? Em vez de simplificar, a coisa pode se complicar bastante.

Para evitar problemas maiores, o Google removeu as mudanças na versão 5.0.375.17 do Chrome e a sigla voltou a aparecer. Isso não quer dizer que o pessoal desistiu. “Estamos analisando as questões de usabilidade levantadas e planejamos reintroduzir as mudanças no futuro”, escreveram os engenheiros no blog Chrome Releases, que informa as mudanças feitas em cada uma das versões do Chrome.

Qual seria o Plano de Banda Larga ideal?


Às vésperas da decisão, sobram indefinições sobre os detalhes do Plano Nacional da Banda Larga: Demi Getschko, um dos pais da internet brasileira, comenta sobre o que acha do projeto

SÃO PAULO – Se a internet tivesse que optar por apenas um patrono em cada país, é bem provável que, no Brasil, o eleito seria Demi Getschko, atual diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

Formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em 1975, Getschko foi um dos principais responsáveis pela primeira conexão TCP/IP no Brasil, em 1991, ligando a FAPESP, onde trabalhava, ao Energy Sciences Netword (ESNet), nos Estados Unidos.
A partir do feito, o “pai da internet brasileira” continuou intermediando conhecimentos e conexões tecnológicas em diversas empresas e universidades pelas décadas seguintes, tanto no Brasil quanto fora dele, sempre ligado às questões de internet e seus desdobramentos. Em seu currículo, estão passagens com grandes cargos em Agência Estado, iG, Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN), além de ser Conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) desde 1995.

Como bom engenheiro, Getschko evita usar o adjetivo “larga” para se referir ao termo banda, pois, segundo o próprio, a palavra carrega diversas conotações que podem variar de profissional para profissional e, sobretudo, de um país para outro – exemplificando, ainda que a grosso modo, a velocidade de banda larga na Índia pode ser uma conexão pífia no Japão, e por aí vai.

Ele também sempre procura a tangente quando é procurado para falar do Plano Nacional de Banda Larga, visto que não participou sequer indiretamente do projeto e sabe da complexidade de um assunto cujo futuro nem mesmo os envoldidos do governo ousam palpitar.

Mesmo com todas essas ressalvas, Getschko topou conceder uma entrevista a INFO Online em que não faltou nenhuma opinião: falou sobre inclusão, infra-estrutura, velocidade, incentivos, empresas privadas, iniciativas governamentais e tudo mais que envolve o Plano Nacional de Banda Larga a ser apresentado nas próximas semanas.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Como colocar mais de 4GB no Windows?



Outra pergunta muito freqüente nos fóruns de tecnologia é: “Como colocar mais de 4GB de memória RAM no Windows XP, Vista ou 7?”.

Na verdade, esse é um problema antigo de arquitetura dos processadores de 32 bits, mas como memória custava caro, ninguém nunca chegava a ter esse tipo de problema. Quando o sistema operacional roda em 32 bits – processador de 32 ou de 64 rodando 32 –, a quantidade máxima de memória que o processador consegue trabalhar é 3,25GB.

As versões Vista e 7 do Windows conseguem exibir a quantidade de memória que está conectada na placa mãe, mas mesmo assim continuam usando somente os 3,25GB.

Obviamente a explicação é um pouco mais complexa. Se você se interessou pelo assunto, pode dar uma olhadinha nestes dois textos do pessoal da Microsoft:

Windows Vista ou Windows XP Service Pack 2 ou versão posterior:
http://support.microsoft.com/kb/888137/pt-br
Endereçando além de 4GB com sistemas operacionais Windows de 32 bits:
http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc668496.aspx

Mas então eu nunca poderei colocar mais do que 4GB de RAM no meu PC?

Para usar mais do que 4GB, a única solução é trocar a versão do Windows de 32 para 64 bits.

Mas isso causa outros problemas. Nem todos os softwares do mercado possuem uma versão e/ou compatibilidade para sistemas operacionais 64 bits. Outro problema é que os hardwares mais antigos raramente possuem drivers para o Windows 64.

Então, antes de fazer a migração, verifique se todos os softwares e drivers que você usará rodam em uma arquitetura de 64 bits.

Eu tenho que usar Windows 32 bits! Como vou fazer se quiser colocar mais memória?

A pergunta mais importante a se fazer é “preciso realmente de mais de 4GB de memória RAM em meu computador?” A maioria dos programas rodam muito bem com 1GB de RAM. 2GB já entra no “nível ótimo”, ainda mais com a chegada do Windows 7, que não é um devorador de memória.

Então não fique preocupado se o seu Windows não roda mais do que 4GB de RAM. Embora a passagem para sistemas operacionais de 64 bits sejam inevitáveis, essa alteração será feita de maneira gradativa e imperceptível para a maioria das pessoas. Afinal, alguém se lembra de quando os fabricantes de computadores abandonaram os 16 bits e colocaram os processadores de 32 no mercado? Eu sequer percebi!

terça-feira, 23 de março de 2010

IE, Firefox ou Chrome : qual o melhor navegador para acessar a internet?



Outra dúvida muito comum dos usuários que estão começando a navegar na internet é “qual o melhor navegador para acessar a internet?”. Basta você passear por alguns sites na internet para ouvir comentários como “use o navegador X porque é mais rápido” ou “use Y porque é mais seguro”. Mas o que tem de verdade nisso tudo?

Quais são as principais opções de navegadores na internet?

Existem várias marcas de navegadores. Os três mais usados e conhecidos são o Internet Explorer, da Microsoft, o Firefox, da Fundação Mozilla, e o Chrome, do Google. Existem também o Opera, da Opera Software, e o Safari, da Apple, mas que aqui no Brasil não são muito utilizados.

Qual é o melhor navegador?

Eu sempre costumo brincar que perguntar isso para alguém é como perguntar sobre operadora de celular, posto de gasolina ou time de futebol – existem prós e contras, e a decisão sempre acaba sendo mais pelo gosto pessoal. Mas, de qualquer maneira, resolvi fazer a minha listinha de prós e contras para cada navegador. Vamos a ela:

Internet Explorer
Prós:

- Já vem instalado com o Windows.
- Carrega rapidamente.

- Diversos sites só funcionam nele.

- É o navegador mais usado no mundo.

- Possui funcionalidades como webslice, aceleradores e abas coloridas para indicar a origem.

Contra:

- A maioria dos vírus na internet utiliza brechas de segurança dele.

Firefox
Prós:

- Navegador de código fonte aberto, onde cada programador pode contribuir com melhorias ou descobrindo bugs e corrigindo-o.

- Inúmeros plugins para facilitar a navegação e a usabilidade do programa.

- Segurança.
- Possui versões para Linux e Windows.

Contra:
- Consome muita memória RAM, tornando o computador lento.

- Apresenta problemas de compatibilidade com alguns sites.

Chrome
Vantagens:

- Extremamente rápido, tanto para montar o site na tela quanto para rodar javascript.

- Segurança.

- Possui algumas facilidades para navegar em sites do Google.

- Bem leve.

- Design extremamente limpo.
- Possui versões para Linux e Windows.

Desvantagens:

- Apresenta problemas de compatibilidade com alguns sites.
- Ainda é um navegador bastante novo.

Conclusão:

Talvez a melhor sugestão seja você experimentar os três navegadores e decidir qual o melhor para você. Além disso, o mais importante mesmo é sempre utilizar a versão mais atualizada dos três, evitando, assim, problemas com a segurança. Por exemplo: uma das versões de navegadores mais usados na internet é o Internet Explorer 6, que é uma versão extremamente desatualizada e carregada de falhas de segurança. Se você faz parte dessa lista de usuários, muito provavelmente seu computador está vulnerável a qualquer site mal intencionado e que poderá contaminá-lo com os mais diversos vírus. Se é que já não o contaminou…

Onde baixar:

Internet Explorer 8: http://www.microsoft.com/brasil/windows/Internet-explorer/

Firefox: http://br.mozdev.org/

Chrome: http://www.google.com.br/chrome

Opera: http://www.opera.com/

Safari: http://www.apple.com/safari/

quinta-feira, 18 de março de 2010

Microsoft exibe smartphones com Win Mobile 7


Modelos com Windows Phone: Microsoft tenta reagir no mercado de smartphones

Executivos da Microsoft exibiram, hoje, alguns modelos de smartphone que rodam o Windows Mobile 7, durante o evento Mix 10, que acontece esta semana em Las Vegas.

A única vez em que foi possível ver um smartphone com Windows Mobile 7 aconteceu há um mês, em Barcelona, durante feira de mobilidade na Espanha. Na ocasião, o CEO da Microsoft, Steve Ballmer, demonstrou algumas funcionalidades do novo sistema operacional móvel da companhia.
Em Las Vegas, apenas alguns poucos aparelhos fabricados pela HTC circularam nas mãos de executivos da empresa. Jornalistas e desenvolvedores presentes no evento não puderam tocar os smartphones.

Programadores que desejam criar aplicações para o Windows 7 Mobile, podem baixar uma ferramenta de desenvolvimento e simular o sistema operacional móvel.

Entre as principais características do Windows Mobile 7 estão o funcionamento multitarefas e recursos desenhados para funcionar melhor em smartphones com tela sensível ao toque.

Durante a Mix 10, uma tela de 12 polegadas foi usada para simular o funcionamento do novo Windows Mobile, o que gerou especulações de que o sistema possa ser usado em tablets ao estilo do iPad, da Apple.

Quando estrear, o novo Windows Mobile deve demonstrar se a Microsoft tem condições de reagir ao avanço de outros sistemas operacionais móveis, notadamente smartphones com Android, iPhones e BlackBerries, além dos produtos da Nokia.

Nos últimos quatro anos, a Microsoft enfrenta uma contínua perda de participação de mercado nesse setor.

Os aparelhos com Windows Mobile 7 foram exibidos um dia após a Microsoft exibir como será o novo Internet Explorer 9.

quarta-feira, 17 de março de 2010

AVG 9 Free



O antivírus AVG 9 Free chega com boas melhorias. Uma delas é o o novo sistema de detecção e remoção de vírus, que é cerca de 50% mais rápido que o da antiga versão.

O popular antivírus ganhou melhorias na inicialização. Segundo os desenvolvedores, o AVG 9 é cerca de 15% mais rápido para carregar no Windows. As melhorias aplicadas no AVG 9 Free afetaram, ainda, a maneira que o software usa a memória do Windows. Com isso, a nova versão consome menos memória na varredura e na proteção em tempo real.

O LinkScanner, o sistema de detecção de phishing do AVG 9, foi aprimorado. Ele ganhou um sistema mais avançado para identificar se uma página tem um código malicioso para roubar informações ou infectar o PC. Além disso, a ferramenta ficou mais rápida.

Apesar das inovações, o AVG 9 não teve muitas alterações na interface. É uma boa notícia, pois o software mantém o visual simples e fácil de usar.

download no link de downloads ao lado

terça-feira, 16 de março de 2010

MS mostra como será o Internet Explorer 9



A Microsoft exibiu, para um grupo de desenvolvedores, um preview de como será o Internet Explorer 9, que deve ter uma versão beta liberada para usuários este semestre.

O preview foi apresentado durante a Microsoft MIX 10, evento para comunidade de desenvolvedores que acontece esta semana em Las Vegas, nos Estados Unidos.

De acordo com o engenheiro chefe do projeto, Dean Hachamovich, as inovações do IE 9 permitirão um salto de qualidade no desenvolvimento de aplicações para rodar na nuvem.

Entre as características do IE 9 estão o suporte nativo a HTML 5 e o uso de um motor que, em computadores com Windows Vista ou Seven, comunica-se diretamente com o processador de vídeo do PC. Na prática, sites com aplicações gráficas são mais rapidamente processados pelas placas de vídeo dos computadores.

De acordo com Hachamovich, essa característica permite renderizar gráficos, imagens 3D e fontes de forma mais veloz e com mais qualidade. Tecnologias que a Microsoft chama de Direct2D e DirectWrite prometem tornar o browser mais eficaz para processar aplicações como mapas, especialmente na hora de realizar funções como zoom in e zoom out.

O IE 9 também permite avanços na definição de folhas de estilo de forma que webmasters podem criar textos justificados em seus sites e ver esta formatação respeitada pelo browser.
Uma versão de testes do IE 9 Preview já está disponível para download. Com o novo IE, a Microsoft espera retomar a trajetória de crescimento do Internet Explorer, que há quatro anos perde mercado para o Firefox e, recementemente, passou a perder usuários também para o Chrome, do Google.

De acordo com dados da NetApplications, o IE lidera o mercado de browsers com 64% de market share, seguido pelo Firefox com 24%. Há quatro anos, o IE detinha 90% de participação nesse mercado.

A pressão dos browsers rivais cresce a medida em que determinações antitruste impedem a Microsoft de distribuir versões do Windows apenas com o IE pré-instalado.

Na Europa, esta exigência foi responsável, por exemplo, pelo ressurgimento do Opera, browser que detém no mundo menos de 2% dos usuários, mas cresce com força no Velho Continente desde que as leis antitruste impuseram limites à Microsoft.

sábado, 13 de março de 2010

Modem RedeAir leva 3G para o roteador

O Super Modem 3G compartilha acesso da banda móvel por Ethernet

O Super Modem 3G, da RedeAir, transforma qualquer roteador de banda larga em distribuidor de rede 3G. Para que isso funcione, o aparelho tem interface Ethernet. O usuário pode ligá-lo ao computador por um cabo de rede, ou ainda conectá-lo ao roteador, que então compartilha o acesso à web. A ideia é muito boa, mas o preço de 799 reais torna o produto menos atraente para usuários domésticos.

Esse modem da RedeAir trabalha com chip de qualquer operadora e traz uma porta USB, onde pode ser acoplado um adaptador Bluetooth. Aí a conexão é compartilhada numa rede sem fio de curta distância. Durante os testes do INFOLAB, o Super Modem 3G funcionou muito bem, mas foi necessário atualizar manualmente o firmware para que o Bluetooth operasse corretamente.

Um problema chato é que o modem não identifica o chip automaticamente. É necessária uma configuração inicial trabalhosa, mas feita uma única vez. Nas medições de velocidade do INFOLAB – com um chip da Claro, no plano de 1 Mbps – obtivemos média para download de 405 Kbps e 60 Kbps para upload. Esse aparelho ainda possui suporte a DNS dinâmico e tem servidor DHCP na conexão Ethernet.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Itaú vira isca em fraude digital



A AVG divulgou uma nova ameaça que usa o nome do banco Itaú para instalar cavalos de troia na máquina de usuários.


O PSW.Banker5.AKJK, como foi identificado pela empresa de segurança, é responsável por trocar a página original de acesso ao banco fazendo com que o usuário digite seus dados em campos falsos.
As senhas e logins ficam armazenados no banco de dados dos criminosos que podem utilizar as informações para fazer retiradas e criar fraudes. “A transmissão das informações é feita de forma automática e depois apagada sem deixar rastros”, explica Mariano Sumrell, gerente de marketing da Winco, distribuidora exclusiva da AVG no Brasil.


A contaminação acontece quando o usuário clica em e-mails com links ou anexos que contem o código malicioso. Uma vez alojado no sistema, ele começa a monitorar as páginas acessadas por navegadores como o Internet Explorer e Firefox.


Para evitar esse tipo de ameaça, o especialista diz que é necessário tomar algumas precauções, como manter os programas de segurança sempre atualizados e tomar muito cuidado ao clicar em links de fontes desconhecidas.


“Se você conhecer o endereço de retorno, mas não estava esperando a mensagem, verifique com a pessoa que supostamente enviou a mensagem para se certificar de que é legítimo antes de abrir qualquer anexo”, aponta Sumrell.

Software adivinha pensamento em universidade


Programa criado na University College, de Londres, conseguiu adivinhar o que voluntários estavam pensando pela simples análise de suas ondas cerebrais.


O sistema, que ainda é um teste, previu com grande precisão os pensamentos em uma situação controlada: acertou qual de três filmes exibidos estava “na cabeça” das pessoas.

A pesquisa publicada na Current Biology foi liderada pela professora Eleanor Maguire e é uma extensão de trabalhos anteriores sobre memória espacial. Dessa vez, ao invés de abordar a memória simples, de localização do indivíduo, a equipe estudou as lembranças cotidianas, que envolvem uma serie de informações extras.


Para ver como as memórias são gravadas, os pesquisadores mostraram a 10 voluntários três filmes curtos de apenas sete segundos cada e pediram que eles memorizassem o que viram. As tramas eram bem simples, com muitas características em comum, e mostravam uma mulher realizando tarefas do dia-a-dia: colocando uma carta no correio, jogando um copo no lixo e pegando uma bicicleta.


Os voluntários tiveram que se lembrar dos filmes, um de cada vez, enquanto passavam dentro de um scanner fMRI – ou ressonância magnética funcional. Esse equipamento grava a atividade cerebral medindo as mudanças de fluxo sanguíneo no cérebro.


O algoritmo criado na universidade se encarregou de estudar os padrões e identificou em 45% das vezes qual filme cada voluntário tinha em mente - uma porcentagem muito maior do que alcançada pelo simples "chute". Os resultados dão pistas sobre a formação da nossa memória, sugerindo que ela é gravada em padrão regular.


O foco do estudo foi o lóbulo médio temporal, em especial o hipocampo, região que, isolada, permitiu as análises mais precisa do programa.

terça-feira, 9 de março de 2010

7 dicas para tirar mais do Windows 7


Veja como personalizar o sistema, fazer disco de recuperação, rodar modo XP, explorar atalhos e muito mais

A adesão ao Windows 7 tem sido rápida. Segundo a Net Applications, 4% dos acessos à internet no mês de novembro foram feitos por computadores comandados pelo novo sistema operacional da Microsoft. Se você também já comprou uma PC com o Windows 7 ou fez o upgrade para ele, confira as dicas.

Instalação e recuperação
Quer instalar o Windows 7 no netbook, mas não há um drive externo por perto? Confira como fazer a instalação por meio de um pen drive.
Antes de começar a usar o Windows 7, é bom se prevenir contra falhas. Gaste um tempinho para criar um disco de recuperação do sistema.

Personalização

Se você acessa com frequência os drives, pode ser mais interessante incluir o item Computador como local padrão no Windows Explorer. E o que acha de mostrar ações rápidas na barra de tarefas? Veja como adicionar atalhos nessa barra para ações relacionadas a aplicativos. O Windows Explorer do Windows 7 mostra as pastas mais acessadas como pastas favoritas. Mas você pode inserir pastas manualmente a essa lista de pastas favoritas.
Outro recurso legal do novo Windows é o trabalho com temas. Veja como personalizar e compartilhar temas com outros computadores e amigos.

Busca e organização
O Windows 7 facilita a organização de conteúdos, mas para usar o novo recurso de bibliotecas é preciso configurar as pastas que serão vasculhadas. O novo Windows até dispensa o browser em algumas situações. Veja como fazer buscas na internet do Windows Explorer.

Atalhos
Se você usa sempre as mesmas pastas, é possível criar um atalho para elas no ícone do Windows Explorer. O mouse também pode ser deixado de lado em favor do teclado na hora de acionar as jump lists. Confira uma lista de outros atalhos para ganhar rapidez no uso do sistema.

Compatibilidade
O Windows é compatível com a maioria dos programas atuais, mas se um software que você usa muito não rodar no novo sistema, baixe e instale o modo Windows XP, uma máquina virtual pronta para rodar o XP no Windows 7.

Suporte
Se você acaba funcionando como suporte técnico dos amigos na hora de problemas, peça a eles para usar o programa Gravador de Passos para Reprodução de Problemas. A ajuda vai ficar mais fácil.

Multimídia
Está num computador, mas as músicas estão armazenadas em outra máquina da rede? O Windows 7 permite controlar o Windows Media Player do outro PC remotamente.

Processador Atom vai ficar mais poderoso


Intel Atom Pine Trail: funções gráficas no chip e, agora, maior frequência

Os netbooks vão ganhar na segunda-feira uma opção de chip mais veloz. A Intel está preparando o lançamento do Atom N470, com frequência de 1,83 GHz.
A arquitetura do novo processador será a mesma do N450, de 1,66 GHz. Apresentado no ano passado e conhecido como Pine Trail, ele integra funções gráficas, além de realizar os cálculos matemáticos comuns aos chips centrais.

O aumento na velocidade pode não parecer muito, mas deve fazer uma boa diferença nos minilaptops, micros projetados para economizar energia, e não propriamente para entregar alto desempenho.

Especulações no setor dão conta de que a Intel estaria preparando também um modelo de Atom para smartphones topo de linha e outros dispositivos móveis, com lançamento previsto para o meio do ano.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Criminosos usam PDF inofensivo para promover sites



Depois de muita observação, o pessoal da F-Secure conseguiu identificar uma nova forma de indexar páginas no Google. Um truque que deve virar tendência para os criminosos virtuais.

O processo é ridiculamente simples. Basta criar uma página e incluir um PDF inofensivo, com nome, material e referências ao assunto desejado. Um tutorial ou uma notícia sobre alguém famoso, não importa. O objetivo é fazer com que o documento seja indexado pelo site de buscas o quanto antes.

Uma vez entre os resultados, os criminosos aproveitam para fazer alterações na página trocando o arquivo por um flash contaminado, por exemplo. Absurdamente simples e efetivo.

Além de se tornar uma ameaça normal de Black Hat SEO, os usuários que experimentaram a primeira versão da página podem fazer indicações para outras pessoas que só vão encontrar a armadilha quando tentarem acessar o material.

Como evitar? O primeiro passo é observar e ponderar bastante antes de acessar o conteúdo. Procure sites especializados e conhecidos. Além disso, mantenha sempre seus programas de segurança atualizados. Dependendo da natureza da ameaça, ela pode ser detectada rapidamente.

Algo importante, mas que quase ninguém faz, é reportar a página com o código malicioso para o Google. A empresa oferece o serviço do Safe Browsing há um bom tempo, utilizando a inteligência coletiva e experiências dos usuários para identificar as páginas perigosas.

Microsoft terá seu próprio celular até julho

NOVA YORK - A Microsoft espera lançar dois aparelhos celulares no fim do primeiro semestre, informou uma fonte com conhecimento do assunto na quinta-feira.

Os telefones, que serão vendidos pela maior operadora dos Estados Unidos, a Verizon Wireless, seria dirigido a usuários de redes sociais, segundo a fonte, que não quis ser identificada uma vez que os aparelhos ainda não foram anunciados.

Os celulares estão sendo desenvolvidos pela Microsoft sob o nome de Project Pink, disse a fonte. Representantes da fabricante de softwares e da Verizon Wireless não quiseram comentar a informação.

No momento, a presença da Microsoft no mercado de telefonia móvel se limita à venda de seu sistema operacional para celulares Windows Phone para diversas fabricantes de aparelhos, mas a empresa vem perdendo sua fatia do mercado para empresas como Apple e Google, entre outras.

A empresa também vende o aparelho Sidekick, fabricado pela Sharp, desde a aquisição da empresa iniciante Danger.

Há anos, a Microsoft nega boatos de que estaria desenvolvendo novos celulares, além do Sidekick, mas persistem os rumores sobre o Project Pink.

O blog de tecnologia Gizmodo publicou na quinta-feira fotografias de um aparelho preto com cantos arredondados e slide, e que inclui um mini-teclado.

O blog afirmou que as fotos, que mostram ainda a marca da Microsoft e o logo da Verizon, fazem parte de materiais de marketing enviados ao blog por uma fonte.

sábado, 6 de março de 2010

Sua vida mais fácil com o Windows XP


Uma seleção de dicas e truques para trabalhar mais rápido e melhor no antigo sistema operacional

O Windows 7 tem lançamento marcado para outubro e o Windows XP, o antecessor do Vista, ainda continua firme e forte em computadores pelo mundo afora. Muitos usuários consideram o velho XP uma solução estável, rápida e confiável. Para quem continua adepto do sistema, reunimos algumas dicas para trabalhar com ele de maneira mais eficiente
Ganhe produtividade

Quem acha os menus de contexto práticos pode querer incluir a opção Desfragmentar ao se pressionar o botão direito do mouse numa unidade de disco. O menu de contexto também pode ganhar uma versão de envio ampliada. É possível, por exemplo, adicionar nele a opção Enviar Para uma pasta específica.
Precisa de maior rapidez na hora de desligar e reiniciar o XP? Um atalho permite executar essas operações sem ter de passar pela caixa de diálogo Desligar o Windows. Sabe como recusar a sobrescrição de todos os arquivos de uma vez? Se a resposta for não, veja como fazer aparecer a opção Não Para Todos.

A indexação de arquivos pode tornar o sistema mais lento. Há um truque para desativar a criação de índices a fim de tornar o XP mais veloz.

Faça o inventário

Em algumas situações, você pode querer ter uma lista de todos os drivers instalados na máquina. Veja como obter uma relação detalhada dos drivers num arquivo CSV. Se o que você deseja não é a lista dos drivers, mas sim dos arquivos de uma pasta, é fácil obtê-la se incluir essa opção de impressão no menu de contexto.

Algum problema?

Problema com algum programa malcomportado? Use o Yawffer para congelar a aplicação problemática. Se a dificuldade está em destravar um arquivo para poder apagá-lo, use o Unlocker.

Há quem ache mais prático trabalhar com linha de comando para resolver alguns problemas do sistema. Veja alguns atalhos que tornam o uso da linha de comando mais rápido.

Quando não há solução possível e você conclui que o jeito é reinstalar o XP, confira sete dicas para fazer o trabalho sem erros. Quem, por outro outro lado, experimentou e gostou do Windows 7 e decidiu fazer o upgrade, mas percebeu incompatibilidade com algum programa que usava no XP, pode rodar o antigo sistema numa máquina virtual do novo Windows.

Automação de rotinas

Alguns programas permitem automatizar tarefas no XP. É o caso, por exemplo, do NirCMD. Conhecido como a versão do apt-get para Windows, o Win-Get, por sua vez, automatiza a instalação de múltiplos programas.

Vendas do iPad começam dia 3 de abril



SÃO PAULO - A Apple confirmou as especulações de que a estreia do iPad ocorreria com atraso e anunciou que seu tablet na versão Wi-Fi (sem suporte a 3G) chega às lojas americanas dia 3 de abril, um sábado.

Consumidores americanos poderão reservar seu iPad pelo site apple.com a partir da próxima sexta-feira, dia 12. Inicialmente, a companhia havia anunciado as vendas do iPad para o final de março.
No mesmo comunicado, a companhia afirma que a versão com 3G chegará às lojas “no fim de abril”, sem determinar um data específica.

Também até o final de abril o dispositivo será vendido em outros nove países: Austrália, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Espanha, Suíça e Reino Unido.

O comunicado da Apple não faz referência a outros países fora deste grupo de dez mercados que receberão o iPad em abril. Em janeiro, quando Steve Jobs exibiu o iPad pela primeira vez, a Apple previu que seu dispositivo chegaria a “outros mercados” somente no segundo semestre deste ano.

Os preços para o mercado americano já eram conhecidos :

iPad 16GB Wi-Fi U$ 499

iPad 32GB Wi-Fi U$ 599

iPad 64GB Wi-Fi U$ 699

iPad 16GB Wi-Fi e 3G U$ 629

iPad 32GB Wi-Fi e 3G U$ 729

iPad 64GB Wi-Fi e 3G U$ 829

Mais firmeza nas conexões à web



Programa Namebench ajuda a encontrar o melhor servidor DNS para sua conexão à internet

Se sua conexão sai do ar com frequência ou fica muito lenta e de te deixa na mão, o problema pode estar no servidor de DNS que o seu browser está usando. Existem várias opções gratuitas que substituem o serviço local, como o OpenDNS e o Google Public DNS. Mas, para descobrir qual substituto pode fornecer as respostas mais rápidas para sua conexão, baixe o Namebench. O programa permite escolher um navegador para verificar, em seu histórico, os sites mais acessados e a velocidade de resposta deles nos servidores DNS disponíveis.

Microsoft lança Office 2010 em maio




SÃO PAULO – A Microsoft comunicou a data do lançamento do novo Office 2010: no próximo dia 12 de maio.

O lançamento será em um evento nos Estados Unidos. Mas nesse dia, quem poderá ter acesso à suíte de escritório será o mercado corporativo. E não é qualquer empresa. Somente as grandes, donas de um grande número de licenças do programa.
O usuário comum e as pequenas e médias empresas terão de esperar até junho deste ano para, finalmente, colocar as mãos em uma licença do Office 2010.

A Microsoft anunciou, ainda, que os usuários e empresas americanos que adquirirem o Office 2007 até o dia 30 de setembro poderão atualizar a suíte para a versão 2010. Os brasileiros devem ganhar promoção idêntica nos próximos meses.
Pesquisa personalizada