
Uma seleção de dicas e truques para trabalhar mais rápido e melhor no antigo sistema operacional
O Windows 7 tem lançamento marcado para outubro e o Windows XP, o antecessor do Vista, ainda continua firme e forte em computadores pelo mundo afora. Muitos usuários consideram o velho XP uma solução estável, rápida e confiável. Para quem continua adepto do sistema, reunimos algumas dicas para trabalhar com ele de maneira mais eficiente
Ganhe produtividade
Quem acha os menus de contexto práticos pode querer incluir a opção Desfragmentar ao se pressionar o botão direito do mouse numa unidade de disco. O menu de contexto também pode ganhar uma versão de envio ampliada. É possível, por exemplo, adicionar nele a opção Enviar Para uma pasta específica.
Precisa de maior rapidez na hora de desligar e reiniciar o XP? Um atalho permite executar essas operações sem ter de passar pela caixa de diálogo Desligar o Windows. Sabe como recusar a sobrescrição de todos os arquivos de uma vez? Se a resposta for não, veja como fazer aparecer a opção Não Para Todos.
A indexação de arquivos pode tornar o sistema mais lento. Há um truque para desativar a criação de índices a fim de tornar o XP mais veloz.
Faça o inventário
Em algumas situações, você pode querer ter uma lista de todos os drivers instalados na máquina. Veja como obter uma relação detalhada dos drivers num arquivo CSV. Se o que você deseja não é a lista dos drivers, mas sim dos arquivos de uma pasta, é fácil obtê-la se incluir essa opção de impressão no menu de contexto.
Algum problema?
Problema com algum programa malcomportado? Use o Yawffer para congelar a aplicação problemática. Se a dificuldade está em destravar um arquivo para poder apagá-lo, use o Unlocker.
Há quem ache mais prático trabalhar com linha de comando para resolver alguns problemas do sistema. Veja alguns atalhos que tornam o uso da linha de comando mais rápido.
Quando não há solução possível e você conclui que o jeito é reinstalar o XP, confira sete dicas para fazer o trabalho sem erros. Quem, por outro outro lado, experimentou e gostou do Windows 7 e decidiu fazer o upgrade, mas percebeu incompatibilidade com algum programa que usava no XP, pode rodar o antigo sistema numa máquina virtual do novo Windows.
Automação de rotinas
Alguns programas permitem automatizar tarefas no XP. É o caso, por exemplo, do NirCMD. Conhecido como a versão do apt-get para Windows, o Win-Get, por sua vez, automatiza a instalação de múltiplos programas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário