
Às vésperas da decisão, sobram indefinições sobre os detalhes do Plano Nacional da Banda Larga: Demi Getschko, um dos pais da internet brasileira, comenta sobre o que acha do projeto
SÃO PAULO – Se a internet tivesse que optar por apenas um patrono em cada país, é bem provável que, no Brasil, o eleito seria Demi Getschko, atual diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).
Formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em 1975, Getschko foi um dos principais responsáveis pela primeira conexão TCP/IP no Brasil, em 1991, ligando a FAPESP, onde trabalhava, ao Energy Sciences Netword (ESNet), nos Estados Unidos.
A partir do feito, o “pai da internet brasileira” continuou intermediando conhecimentos e conexões tecnológicas em diversas empresas e universidades pelas décadas seguintes, tanto no Brasil quanto fora dele, sempre ligado às questões de internet e seus desdobramentos. Em seu currículo, estão passagens com grandes cargos em Agência Estado, iG, Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN), além de ser Conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) desde 1995.
Como bom engenheiro, Getschko evita usar o adjetivo “larga” para se referir ao termo banda, pois, segundo o próprio, a palavra carrega diversas conotações que podem variar de profissional para profissional e, sobretudo, de um país para outro – exemplificando, ainda que a grosso modo, a velocidade de banda larga na Índia pode ser uma conexão pífia no Japão, e por aí vai.
Ele também sempre procura a tangente quando é procurado para falar do Plano Nacional de Banda Larga, visto que não participou sequer indiretamente do projeto e sabe da complexidade de um assunto cujo futuro nem mesmo os envoldidos do governo ousam palpitar.
Mesmo com todas essas ressalvas, Getschko topou conceder uma entrevista a INFO Online em que não faltou nenhuma opinião: falou sobre inclusão, infra-estrutura, velocidade, incentivos, empresas privadas, iniciativas governamentais e tudo mais que envolve o Plano Nacional de Banda Larga a ser apresentado nas próximas semanas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário